O professor intelectual transformador
interage com seus alunos ajudando-os a desenvolver suas inteligências e
habilidades, preparando os para o mundo.
Espera-se que o profissional da
educação seja um sujeito critico e reflexível, capaz de entender de políticas
econômicas além de saber apresentar propostas as suas criticas, tem de ser
participativo e imparcial, saber se posicionar sem influenciar seus alunos
quanto a sua crença, religião, partido político etc.
Sabendo trazer esses temas, bem como
acontecimentos atuais para discussão em sala de aula fazendo com que seus
alunos se tornem questionadores e formadores de opiniões, para isso esse
profissional precisa ter formação ética e política.
Esse profissional deve se valer de
todos os recursos que possa auxiliá-lo a fim de encontrar a melhor maneira para
o desenvolvimento de suas atividades docentes, pois sabemos que nem todos os
alunos em uma sala de aula têm a mesma assimilação.
Ao que se refere ao “currículo
oculto”, são valores provenientes de experiências vividas e compartilhadas que
faz com que o aluno assimile com mais clareza o entendimento, visto que nem
todos têm o mesmo grau de compreensão.
O professor deve se valer de
artifícios diversos (ser didático) para atingir seu objetivo que deve ser a
formação e transformação de pessoas e de critica da cultura.
Segundo a autora, Maria Lucia, PLT pág.
47,
“De fato a política vigente
impõe-se não só pelas leis – que nem sempre são justas – mas também por um
“currículo oculto” que permeia o comportamento de alunos e professores. Ou
seja, para além do currículo oficial, a atividades educativas é permeada de
normas, valores e crenças de tal modo entranhado que as pessoas não tomam
consciência explicita deles. Por exemplo, o insucesso e a exclusão muitas vezes
são atribuídos a incapacidade do aluno, quando na verdade já existe uma divisão
na sociedade que impede a melhor distribuição de bens incluindo ali o saber escolar.”
O ideal é que o educador intelectual
seja capaz de ter uma visão holística e estar sempre atento para perceber todas
as mudanças e intencionalidades no contexto político e social, contribuindo
assim para a formação de pessoas criticas e questionadoras, só assim podemos
afirmar que as escolas não são espaços neutros, ali se prepara pessoas para um
mundo melhor.
Ao que se refere à problemática de
implantação do trabalho participativo no cotidiano escolar esse tema requer
empenho de todos os envolvidos no processo e nem sempre os professores
encontram apoio dos pais e direção e principalmente da comunidade em que a
escola se encontra.
Gerar um debate democrático entre pais,
professores, direção, funcionários da escola e a comunidade faz com todos
participe de forma clara e objetiva para que se tenha uma visão diferente dos
problemas da escola, com a criação desse debate cria-se vinculo entre os
envolvidos que automaticamente sentem-se parte integrante de um grupo,
analisando posturas diferentes sobre os problemas da escola, e a partir do
analise dessas posturas buscar juntos uma solução, criar um compromisso entre
estes envolvidos é o caminho para a implantação do trabalho participativo
dentro da unidade escolar.
De
acordo com (Cândido, 1987, p.12-3, grifo do autor). A escola é influenciada por
forças "externas" e "internas" a seus muros.
Enquanto
uma unidade social os "elementos que integram a vida escolar são, em
parte, transpostos de fora; em parte, redefinidos na passagem, para ajustar-se
às condições grupais; em parte, desenvolvidos internamente e devidos a estas
condições. Longe de serem um reflexo da vida da comunidade, as escolas têm uma
atividade criadora própria, que faz de cada uma delas um grupo diferente dos
demais”.
As influencias vem de fora para dentro
e vice-versa, nada mais acertado que fazer com que pais e comunidade façam
parte do cotidiano de seus filhos dentro da escola, pois os docentes e
funcionários em geral já o fazem.
Referencias bibliográficas: Aranha,
Maria Lucia de Arruda / Filosofia da Educação – 3. ed. São Paulo Moderna 2006
Muito bom
ResponderExcluirBom desenvolvimento na explicação de professor Intelectual
ResponderExcluirMuito bem replicado
ResponderExcluirMuito bem explicado
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